O Simples Nacional para advogados é uma das opções mais comuns de regime tributário. Contudo, quem está planejando abrir um CNPJ costuma ter dúvidas.
Afinal, não é raro que alguns colegas digam que o Simples é ótimo e outros comentam que é péssimo. E a verdade é uma só: a escolha de regime tributário deve ser personalizada.
Por isso mesmo, trouxemos todos os detalhes sobre o regime tributário correto para sua demanda. Confira tudo a seguir e esclareça suas dúvidas.
Índice
ToggleSimples Nacional para advogados: vale a pena?
O Simples Nacional é um regime tributário que começa com alíquota de 4,5% e a alíquota aumenta em função do valor faturado.
Contudo, o Simples Nacional não cobre a parte patronal para escritórios de advocacia. Por isso, quando se tem uma folha de pagamento muito alta, o Simples pode não ser o melhor regime para o escritório.
Uma vez que, será necessário contribuir com 20% do valor de sua folha de pagamento destinado à contribuição patronal.
Quando o escritório tem uma folha de pagamento menor e um faturamento constante, o Simples Nacional é a melhor opção de regime tributário.
Portanto, é interessante que cada caso seja analisado individualmente por um contador especializado.
Tendo em vista que, a escolha do regime tributário impacta diretamente na lucratividade do escritório.
Lucro Presumido: a melhor opção para folhas de pagamento maiores
Quando o escritório tem uma folha de pagamento maior, é interessante optar pelo Lucro Presumido, que é a segunda opção de regime tributário para escritórios de advocacia.
Em muitos casos, os profissionais que não gostam de estar no Simples Nacional precisam de uma análise do faturamento. De modo que, possam fazer a transição para o Lucro Presumido, visando que consigam usufruir de bons resultados na economia com impostos recolhidos mensalmente.
O ideal é que todo escritório passe por uma análise minuciosa, onde serão considerados todos os fatores que impactam no lucro mensal do negócio.
Dessa forma, a equipe de contabilidade consegue encontrar a melhor solução para seu escritório, contribuindo para que a lucratividade seja potencializada.
Afinal, economizar com o pagamento de tributos de forma legalizada é uma estratégia eficaz para todos aqueles que desejam ficar com mais dinheiro no fim do mês.
E não existe um regime tributário que seja melhor para todos os escritórios. O mais indicado é sempre fazer a análise da sua situação, com o intuito de encontrar a solução que melhor atende as necessidades de sua equipe.
Como se dá a troca de regime tributário?
Para realizar a troca de regime tributário é importante fazer uma análise minuciosa, identificando qual é a melhor opção para o negócio.
Após identificar que realmente há necessidade de trocar o regime, é necessário se planejar para fazê-lo. Tendo em vista que, a mudança não pode ser feita a qualquer momento do ano.
A mudança de regime tributário no Brasil atualmente só pode ser feita no mês de janeiro. Por isso, é importante que a empresa procure auxílio especializado para que não perca o prazo e consiga reduzir a carga tributária legalmente. Acompanhe também o nosso conteúdo em vídeo:
Conte com a Trion Assessoria e escolha o melhor regime tributário para seu escritório
Precisa escolher o melhor regime tributário para seu escritório? Conte com o time da Trion Assessoria oferecendo suporte para sua demanda.
Nossa equipe realiza uma análise personalizada sobre seu faturamento e outros aspectos que implicam a escolha do melhor regime tributário para seu escritório.
Contando com suporte especializado é possível reduzir a carga tributária de forma expressiva e legalizada. Entre em contato conosco, obtenha suporte qualificado e faça a escolha do melhor modelo tributário para seu escritório de contabilidade.






