Quando devo abrir minha empresa de advocacia no início da carreira ou devo começar recebendo os honorários no CPF? Essa é uma dúvida muito comum entre os advogados iniciantes.
Afinal, é preciso ser estratégico para que possa abrir um CNPJ para advogado no momento correto e consiga reduzir a carga tributária.
Para te ajudar, trouxemos todos os detalhes que vão orientar o momento ideal para abrir sua empresa de advocacia com estratégia tributária adequada.
Índice
ToggleQuando devo abrir minha empresa de advocacia?
Tomar a decisão no momento adequado faz toda a diferença para que se possa ter uma redução tributária significativa, deixando de pagar 27,5% na pessoa física para pagar a partir de 4,5% no Simples Nacional.
A redução é extremamente significativa e aumenta a lucratividade de forma expressiva quando o advogado faz a transição no momento correto.
Um profissional que tem pouca demanda, está começando na carreira e ainda não recebe honorários expressivos e regulares deve optar pela manutenção do recebimento na pessoa física por um curto período de tempo.
Todavia, se um advogado começa a ter um volume mais expressivo de clientes, é a hora de abrir o CNPJ para que no futuro receba os honorários como empresa.
Mesmo que o advogado observe demora entre fazer a petição inicial e receber, estar resguardado pelo CNPJ é vantajoso. Uma vez que, a tributação será em uma alíquota muito mais acessível.
A petição de alteração de conta nos processos
Advogados em geral sabem da prerrogativa de peticionar nos processos a alteração de conta para pagamento dos honorários.
Afinal, é uma possibilidade a ser explorada por aquele que começou com uma conta de pessoa física e nos depois almeja receber os honorários na pessoa jurídica.
Contudo, como especialista em contabilidade orientamos nossos clientes que não optem por esse caminho. Uma vez que, é um processo demorado entre peticionar e obter o aval judicial.
E é muito comum que o advogado necessite do recurso, o que dificulta a espera da liberação judicial para receber em conta jurídica.
É possível abrir um escritório sem sócios?
Outra dúvida comum é se o advogado consegue abrir um escritório sem ter sócios, a boa notícia é que sim.
É possível abrir um CNPJ para advogado individual, seguindo um passo a passo que já orientamos anteriormente.
O ideal é que essa abertura seja feita por um contador especializado, visando que o profissional considere todos os aspectos financeiros e tributários do advogado. Dessa forma, é possível garantir que não sejam cometidos erros no processo.
Afinal, ao abrir uma empresa é preciso escolher o melhor regime tributário. O que faz com que seja extremamente relevante ter consultoria especializada para que não cometa erros no processo de abertura da empresa.
Trion Assessoria: especialista em contabilidade para advogados
Em busca de suporte para lidar com as questões tributárias de seu negócio? Ainda com dúvida se deve abrir sua empresa de advocacia ou continuar recebendo como pessoa física?
Entre em contato conosco e tenha uma equipe especializada para te dar total suporte. Na Trion Assessoria conhecemos as especificidades da abertura de um escritório de advocacia.
Por isso, orientamos cada cliente individualmente, analisando todos os aspectos que impactam na questão fiscal e tributária.
Dessa forma, conseguimos orientar a melhor decisão, visando pagar menos impostos de forma totalmente legalizada.
É possível reduzir a carga tributária com a estratégia correta. Converse conosco, tenha suporte e evite perda de lucratividade por erros estratégicos.
Aproveite que agora já tem a resposta para a dúvida quando devo abrir minha empresa de advocacia e dê os primeiros passos com a estratégia correta para beneficiar o seu negócio e construir uma carreira lucrativa.






