Índice
ToggleComo Emitir CND FGTS? CRF CAIXA, Onde Emitir? Emitir Certidão FGTS | Certidão Negativa FGTS Empresa
Está precisando emitir certidão de FGTS e não está conseguindo? É comum aparecer a mensagem de que sua empresa não tem cadastro e, com isso, o processo é interrompido por não conseguir o documento desejado.
Contudo, existem algumas informações que você necessita, para poder emitir certidão negativa de FGTS em sua empresa, confira tudo a seguir.
O que é e qual a importância do certificado de regularidade do FGTS?
O certificado de regularidade do FGTS é um documento oficial que precisa ser apresentado pela empresa que tem um ou mais funcionários registrados no Brasil.
O documento conhecido como CRF serve como um comprovante de que a empresa cumpre todas as suas obrigações no depósito mensal da quantia de seus colaboradores.
Já a certidão negativa de débitos (CND) também é um documento oficial que pode ser exigido em alguns casos, como ao solicitar crédito em uma instituição financeira pública.
A emissão do documento permite a comprovação de que a empresa respeita os direitos de seus trabalhadores.
Esses documentos não são emitidos automaticamente e é necessário fazer a solicitação diretamente na Caixa Econômica Federal quando a empresa precisa apresentar a documentação para algum processo.
Antes de entrar com o pedido, é necessário verificar com seu contador se não há nenhum valor a ser pago. Afinal, mesmo que o cadastro esteja regular, se há alguma dívida os documentos ficarão pendentes.
Além disso, é útil saber que o CRF é um documento com validade de apenas 30 dias. Uma vez que, o FGTS tem recolhimento mensal.
Empresa nova ou que nunca teve um funcionário
Quando a empresa nunca teve um funcionário ou é nova no mercado, é comum aparecer a mensagem de que não há cadastro e, por isso, o documento não é emitido.
Entretanto, é possível ir até a Caixa Econômica Federal, munido de todos os seus documentos, comprovando que a empresa está em seu nome e que o funcionário foi contratado legalmente para efetuar o cadastro.
Assim é possível emitir o documento para conseguir ter a certidão de que não existem débitos em nome de sua empresa. É preciso levar:
- Contrato social;
- CNPJ;
- Documento pessoal do sócio.
Para que dessa forma, seja possível abrir o cadastro que não é burocrático de ser feito, visando que sua empresa possa emitir a certidão negativa de FGTS. Garantindo assim, que terá toda a documentação necessária para ser possível efetuar a obtenção de linhas de crédito, por exemplo.
eSocial: também é possível enviar os dados
Uma das possibilidades disponíveis para regularizar a questão dos funcionários é utilizando o eSocial, para transmitir os dados da contratação. O eSocial envia as informações detalhadas como:
- Quando foi contratado;
- Valor pago mensalmente;
- Se há pagamento de comissões;
- Quanto foi retido de impostos para INSS, FGTS e outros.
Se a empresa foi inaugurada sem funcionários, como ocorre frequentemente com o MEI e funcionou por meses dessa forma, será inevitável ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer o cadastro.
Confira o nosso vídeo a seguir e domine ainda mais o assunto:
Conte com auxílio profissional para fazer seu cadastro
Na Trion Assessoria Empresarial, somos especialistas em ajudar empreendedores a otimizar suas finanças e regularizar suas documentações. Por isso, nós contribuímos para a sustentabilidade do negócio.
Nossos serviços incluem:
- Consultoria personalizada em planejamento financeiro;
- Contabilidade para pequenas empresa;
- Implementação de ferramentas de controle e automação financeira;
- Suporte na obtenção de documentos;
- Acompanhamento contínuo para garantir que seu negócio esteja sempre no caminho certo.
Consulte-nos e descubra como podemos ajudar você a alcançar o sucesso financeiro no seu negócio, seja qual for o mercado em que deseja atuar.
Fale com um de nossos especialistas para realizarmos o seu cadastro do FGTS.