Já efetuou um pagamento e ficou com a sensação de estar pagando impostos a mais? Tem certeza de que o regime tributário escolhido para sua empresa é o melhor?
Com a complexidade tributária brasileira, é natural ter esse tipo de dúvida. Afinal, em muitos casos o advogado está realmente recolhendo mais impostos que o necessário.
É possível reduzir legalmente o pagamento de impostos, quando se tem a utilização da estratégia correta. Por isso mesmo, vamos te apresentar mais detalhes sobre o regime tributário correto e outros fatores que impactam em seu recolhimento de tributos.
Índice
TogglePontos de atenção sobre impostos para advogados
Existem diferentes aspectos que somente um especialista em contabilidade para advogados analisa visando reduzir a carga tributária legalmente. Como é o caso de:
- Escolha do regime tributário correto;
- Utilização de despesas para abater impostos;
- Optar pela abertura de uma empresa para reduzir os tributos recolhidos como autônomo.
Portanto, existem diferentes fatores que impactam diretamente na questão tributária e que podem contribuir para que a sua atividade como advogado seja mais rentável.
Quando se tem suporte especializado na contabilidade, é possível personalizar uma estratégia eficaz, de acordo com o seu cenário atual. Dessa forma, todo o conhecimento do contador estará a favor da redução de seus tributos recolhidos, mantendo sua atividade completamente regularizada.
Advogado autônomo ou pessoa jurídica? Depende!
Um advogado autônomo que recebe seus honorários como pessoa física está sujeito a uma carga tributária de até 27,5% sobre seus ganhos.
Além disso, o advogado precisa preencher o carnê leão todos os meses, para que não incorra em irregularidades.
Enquanto um advogado que recebe seus honorários pela pessoa jurídica terá uma alíquota a partir de 4,5% dependendo de seu faturamento.
Por isso, em alguns casos faz sentido migrar da atuação como autônomo para pessoa jurídica. E em muitos casos, vale a pena até mesmo fazer um mix dos dois formatos de recebimentos para que possa reduzir a carga tributária.
Advogado em sociedade unipessoal
Muitos advogados em início de carreira não possuem sócios para abrir seu primeiro escritório. E é justamente nesses casos em que se deve optar pela abertura do CNPJ como advogado em sociedade unipessoal.
Dessa forma, é possível abrir o negócio pelo Simples Nacional, recolhendo apenas 4,5% sobre seu faturamento. Todavia, é um tipo de regime tributário que não permite abater os custos do negócio, como investimento em softwares e outros recursos para o trabalho.
Conforme o faturamento subir, a alíquota de imposto acompanhará a progressão. Dependendo do valor alcançado em honorários, sua equipe contábil deverá conduzir uma análise para migrar para o Lucro Presumido.
Contando com o suporte de uma equipe especializada, é possível fazer investimentos pontuais para reduzir significativamente a carga tributária.
De modo que, seja possível manter seu negócio mais lucrativo e sustentável. Um advogado que tem CNPJ pode fazer a distribuição dos lucros de seu negócio enviando dinheiro isento de tributos para sua conta pessoa física. Seja uma empresa optante pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional.
Acompanhe também o conteúdo pelo nosso canal do YouTube:
Tenha uma análise personalizada para identificar se está pagando impostos a mais
Quando se fala em escritório de advocacia ou advogado em início de carreira, é preciso analisar cada detalhe da operação para identificar se está pagando impostos a mais.
Cada negócio é único e precisa de suporte especializado de contadores experientes para evitar que o recolhimento de tributos sufoque os lucros.
Se o doutor tem dúvidas sobre estar pagando impostos a mais ou se avalia que é hora de dar o próximo passo em sua carreira, converse conosco.
Nossa equipe tem expertise para analisar a sua necessidade e personalizar as decisões de seu negócio, visando reduzir os custos tributários.






